ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > BA: EM PLENÁRIA, SINDICALISTAS DA CUT REPUDIAM GOLPE E REAFIRMAM DISPOSIÇÃO DE LUTA

BA: Em plenária, sindicalistas da CUT repudiam golpe e reafirmam disposição de luta

13/10/2017

Junto com Vagner Freitas, presidente da CUT, dirigentes reforçaram unidade nas lutas

Escrito por: Aline Damazio, da CUT Bahia

Os dirigentes da CUT Bahia realizaram uma relevante plenária, na manhã da terça-feira, 10, na sede do Sindipetro, em Salvador.

A Plenária Sindical contou com a presença de destacados líderes que vieram dialogar sobre conjuntura, alinhamento de bandeiras e análises do momento político e social do Brasil, assim como as estratégias de unidade, para somar forças na defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras.

Com um auditório lotado, a mesa foi composta com Cedro Silva, presidente da CUT Bahia; Vagner Freitas, presidente nacional da CUT; Elisângela Araújo, coordenadora da Contraf; Martiniano José, vice-presidente do PT; e Jonas Paulo coordenador do Codes.

Por mais de quatro horas foi realizado uma intensa troca de ideias, que convergiram no sentido de reafirmar as campanhas e lutas da CUT. Tudo devidamente transmitido, ao vivo, através da fanpage da CUT Bahia no Facebook, para que os CUTistas tenham acesso a essas informações.

“Valorizo muito os sindicatos de bases, pois sempre vai ter um homem e uma mulher com a camisa da CUT defendendo levando as informações da Central Única dos trabalhadores, e é isso que nos faz tão fortes, como também a CUT Bahia ser tão presente...É a atuação de cada um de nós”, declarou Vagner Freitas, presidente nacional da CUT.

O presidente da CUT Bahia agradeceu e destacou a fundamental importância que a Central Única dos Trabalhadores terá neste momento decisivo para o país. “Estamos aqui para alinhar os pensamentos e buscar ampliar a representatividade para que a defesa dos nossos direitos se concretize nas bases, no senado e na cadeira do presidente da república. Seguimos firmes, unidos e fortes na retoma de diretos rumo as eleições de 2018”, afirmou Cedro.

Martiniano Costa, vice- presidente do PT lembrou que é preciso ter mais deputados a favor da classe trabalhadora, além dos que já nos representam. “A pauta dos trabalhadores precisa nessa quadra política de mais deputados e deputadas comprometidos com as causas dos trabalhadores, assim vamos retornar ao povo brasileiro algo muito importante, a esperança. Destaco o papel importante militante da CUT que hoje enfrenta todas essas propostas de reformas perversas”, destacou.

A representatividade forte da mulher do campo ficou por conta de Elisangêla Araújo, coordenadora da Contraf. “Vamos trabalha mais fortemente pela autonomia e igualdade das mulheres na política. Vamos continuar sim a construir juntos políticas para avanço da classe trabalhadora”, declarou Elisangêla.

A capacidade de organização da CUT Bahia também foi destaque na plenária. “Estamos sim, ocupando espaço importantes mas também estamos em processo de reocupação de espaços que devem ter sim representação dos trabalhadores e trabalhadores. O movimento sindical ratifica novos projetos em todos os estados para ampliar nossos espaços políticos e nós vamos reagir para nós mudarmos o país” completou o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar.

Jonas Paulo, coordenador do Codes, destaca como a Bahia através do governo Rui Costa vem de encontro a política do Ilegítimo Temer de esfacelamento de desenvolvimento do trabalhador. “Estamos em um contra flux implementando política diretamente inversa quem vem do plano perverso nacional”, disse.

Após abrir espaço para perguntas e esclarecimentos o presidente da CUT Bahia Cedro Silva agradeceu a presença de todos afirmou que a CUT está motivada para caminhar nessa luta. “A CUT vem amadurecendo como ter uma bancada que dê sustentação de nossos projetos e seguimos ainda mais fortes e vamos abraçar essa causa”, reiterou o presidente da CUT Bahia.