Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > FÓRUM ALTERNATIVO DA ÁGUA DEFINE CALENDÁRIO DE LUTAS EM SP

Fórum alternativo da água define calendário de lutas em SP

16/12/2017

Em março de 2018, haverá mobilizações por todo país; CUT-SP integra o movimento

Escrito por: CUT-SP

Os movimentos sociais e sindical que integram o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) definiram a agenda de ações em São Paulo para o próximo período. O calendário foi construído no dia 7 de dezembro, durante reunião do movimento.

No encontro, que teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente da CUT-SP, foram debatidas as conjunturas nacional e paulista relacionada à água, bem como a organização de atividades e mobilizações no estado.

Após as exposições sobre as estratégias do capital para a apropriação e mercantilização da água (com espoliação de reservas naturais, redução de soberania popular e violação de direitos) e sobre o atual estágio de organização do Fama, foi estabelecido coletivamente um calendário de ações em todo o estado de São Paulo: rodas de conversa, cine debate, estabelecimento de comitês locais, encontros regionais, panfletagens, intervenções no carnaval, entre outras ações que visem a promoção do direito à água e a articulação para o Fama, que será realizado em Brasília, em março de 2018.

Foi deliberado, também, a realização de um grande ato pelo Direito à Água em São Paulo, no Dia Mundial da Água, 22 de março de 2018: dia em que haverão grandes mobilizações em todo o país, bem como será o dia de encerramento do Fama. 

Para Solange Cristina Ribeiro, secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, “é necessário que todos os trabalhadores e as trabalhadores se engajem na construção do Fama, que irá fazer a resistência ao discurso privatista do Fórum Mundial da Água, que também é chamado de 'Fórum das Corporações', já que ele é dominado por empresas que dominam 75% do mercado mundial da água e que vem privatizando os sistemas públicos de água e esgoto mundo afora.”

De acordo com a dirigente, “a água é um bem coletivo e direito humano essencial que não pode ser usado como fonte de lucro para enriquecer alguns poucos grupos poderosos enquanto o povo fica sujeito a esgoto a céu aberto e a falta de água, como em Correntina, na Bahia, ou em São Paulo, durante a crise hídrica”.

Para mais informações sobre o Fórum Alternativo Mundial da Água, clique aqui.
Se você quer se engajar no Comitê Paulista de Organização do Fama, envie uma mensagem para [email protected]

* Secretaria de Meio Ambiente da CUT-SP, com colaboração de Marco Dalama

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br