ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CORREIOS ENROLAM E EMPURRAM TRABALHADORES PARA A GREVE

Correios enrolam e empurram trabalhadores para a greve

19/09/2017

Assembleias em todo o país decidem se categoria vai parar para garantir direitos e empregos!

Escrito por: FENTECT / CUT

Além de adiar a negociação por três vezes e jogar vários temas para depois do combinado, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) segue retirando cláusulas e sugerindo alterações que ferem apenas os direitos dos trabalhadores.

Na negociação desta terça-feira (19/09) não foi diferente. Nas cláusulas da Saúde do Trabalhador, quase nenhuma passou despercebida pela ECT (veja abaixo). As demais, que eram para ser apresentadas hoje, sobre o bloco econômico e os benefícios, a gestão da empresa deixou para tratar essas questões amanhã, porém sem garantia de que vá apresentar propostas para os trabalhadores.

Enquanto isso, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) vai permenecer em Brasília para negociar com a ECT, agora, sob nova conjuntura, com a possível deflagração de greve, já que as assembleias estão marcadas em todo o Brasil nesta noite, pelos sindicatos filiados.

Para o secretário-geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva, a empresa está promovendo o terrorismo contra os trabalhadores, sempre acusando as representações sindicais, com discurso de levar o empregado a refletir. "Reflexão a gente faz todos os dias nessa empresa. É melhor morrer vermelho do que viver o tempo todo amarelo e nós não vamos amarelar, entregando nossos direitos. A empresa já tinha essa proposta de retirada de direitos desde o primeiro dia. Vamos estar aqui no sábado, no domingo, qualquer dia que for necessário, mas não haverá nenhum recuo da categoria, vamos negociar na greve", declarou.

Por isso, é imprescindível a vigilância e a permanência na luta dos trabalhadores da base, todos juntos, atendentes, carteiros, OTTs e os empregados da área administrativa. A decisão dos empregados é a mais importante para dar prosseguimento às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18. São as assembleias que mostram a força da categoria ecetista, esse é o momento correto para demonstrar insatisfação às propostas da ECT. Os trabalhadores são os reais interessados em manter a estatal 100% confiável, pública e de qualidade.

HOJETODOS às assembleias, às 19 horas. A mobilização da categoria é fundamental e vital para os nossos direitos e empregos!

Alterações e exclusões nas Cláusulas Saúde do Trabalhador:
- Fim da cláusula 33, que garante o pagamento das remunerações ao empregado inapto para o retorno ao trabalho, enquanto ele aguarda julgamento de recurso no INSS;
- Mediação no TST da cláusula 28 (plano de saúde);
- Redução dos dias de ausência remunerada para levar dependentes ao médico e redução da idade dos dependentes (de 18 para 6 anos);
- Alteração de atendimento psicológico por atendimento psicossocial para vítimas de assaltos;
- Fim da ginástica laboral,
- Redução do número de cipeiros, evitando que mais trabalhadores tenham a estabilidade provisória.

No vídeo abaixo, a presidenta do SINTECT-DF, Amanda Gomes, convoca os trabalhadores para a Assembleia Geral para Deflagração da Greve, hoje, às 19 horas. Em Brasília os trabalhadores da ECT reúnem-se em frente ao edifício sede da empresa.