ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > I CONFERÊNCIA DA CONEN EM BELO HORIZONTE

I Conferência da CONEN em Belo Horizonte

27/05/2016

Dirigentes e militantes do movimento negro se reúnem na Escola Sindical 7 de Outubro para debater os 25 anos de luta e construção política da CONEN

CONFECONEN na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, BH-MG

Mais de 150 dirigentes e militantes de entidades negras estão reunidos na I Conferência da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONFECONEN), que acontece entre os dias 26 e 29 de maio, na Escola 7. A Conferência marca os 25 anos de luta e construção política de uma das mais representativas expressões do movimento negro brasileiro.

Com o objetivo de fortalecer a articulação da CONEN para o seu patamar da força política nacional e internacional, a Conferência está voltada para o debate de conjuntura nacional e internacional, bem como avaliar o panorama das eleições 2016 nas cidades brasileiras e cenários para 2018.

Para o movimento negro articulado pela CONEN, é fundamental discutir a política de igualdade racial no cenário de ofensiva contra os direitos da população negra. A afirmação da negritude é condição fundamental para construir um Brasil com justiça social e democracia.

Destacamos dois palestrantes da Conferência. O Professor Amauri Mendes Pereira, ativista do movimento negro, que participou da mesa sobre Perspectivas para as eleições 2016 e 2018. Amauri lançou o seu livro "Encruzilhadas na luta contra o racismo", pela editora Nandyala.

E o Deputado federal Vicentinho (PT-SP), palestrante da mesa de análise de conjuntura. Ele gentilmente cedeu entrevista para a Escola Sindical 7 de Outubro, durante 17 minutos desta manhã. Nela, Vicentinho fala sobre a importância da luta contra o racismo, a sua atuação como sindicalista metalúrgico e presidente da CUT Nacional, e sua relação afetiva e política com a Escola 7.

Em sua avaliação política, Vicentinho acredita que cada vez mais fica nítido para a população o golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff. Ele considera que a CUT vem cumprimento um papel fundamental, através das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, para combater a ofensiva conservadora do governo golpista contra a democracia e contra os direitos da classe trabalhadora.

A Escola 7 disponibilizará em breve a entrevista do deputado federal Vicentinho (na íntegra).