ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT-ES REALIZA 2º MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

CUT-ES realiza 2º módulo do Curso de Formação Continuada

05/07/2016

Escola Sindical 7 de Outubro contribuiu no debate sobre organização sindical da juventude e estrutura sindical da CUT durante o curso, em Vitória-ES

No centro de Vitória, o auditório do SINTRACONST sediou o 2º módulo do Curso de Formação Continuada da CUT Espírito Santo, nos dias 29 e 30 de junho. Dando continuidade ao fortalecimento da ação sindical, mais de 20 dirigentes cutistas participaram da iniciativa, coordenada pela secretaria estadual de formação da CUT-ES.

Eloisa Beatriz do Rosário, secretária estadual de formação da Central, acredita que a formação é fundamental para qualificar a atuação dos dirigentes sindicais e que o curso tem uma boa avaliação dos participantes.

Durante o 2º módulo, Maria de Fatima Veloso, secretária nacional adjunta de saúde do trabalhador da CUT, apresentou os dados atuais sobre o adoecimento e acidentes no local de trabalho. Ela destacou o crime da Samarco contra os trabalhadores e a bacia do Rio Doce, em novembro de 2015. Para ela, o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão, em Mariana, revela o duplo crime da empresa que resultou na morte de trabalhadores e o maior desastre ambiental do país.

Edilson Lenk, jornalista e assessor da CUT-ES, abordou os temas da análise do discurso e a construção discurso contra-hegemônico na ação sindical CUTista. Edilson também considera a iniciativa do curso exitosa. Os próximos módulos serão voltados para a oratória e planejamento da ação sindical, disse.

O educador Emanoel Sobrinho, da Escola Sindical 7 de Outubro, contribuiu com reflexões sobre o processo da construção discursiva da organização sindical da juventude na CUT. Além disso, abordou problemas e estratégias de superação da estrutura sindical corporativista, a partir dos fundamentos do projeto de liberdade e autonomia sindical da CUT.

Eloisa Betriz aproveitou a oportunidade do curso para mobilizar os dirigentes sindicais para a rearticulação do Coletivo Estadual de Formação da CUT-ES, tendo em vista à realização do Encontro Regional de Formação da Escola Sindical 7 de Outubro, nos dias 26 e 27 de julho.

Jasseir Fernandes, presidente da CUT-ES, considera o investimento em formação sindical como uma das prioridades da gestão atual para fazer os enfrentamentos necessários em defesa dos direitos da classe trabalhadora.