ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 4ª PLENÁRIA SINDICAL DA FETAM-ES DEBATE CONJUNTURA, EM VITÓRIA

4ª Plenária Sindical da FETAM-ES debate conjuntura, em Vitória

05/07/2016

Dirigentes sindicais dos trabalhadores públicos municipais do Espírito Santo avaliaram os projetos de lei que ameaçam os direitos da classe trabalhadora

A mesa de análise de conjuntura da 4ª Plenária Sindical da FETAM Espírito Santo aconteceu no dia 02 de julho, no Centro de Treinamento Praia Formosa, em Vitória. A mesa foi coordenada por Fernando Freitas, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores Públicos Municipais. Alci Klein, presidente interino da CONFETAM, e Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro, refletiram sobre os desafios da conjuntura.

Existem mais de 50 projetos de lei no Congresso Nacional que atacam os direitos da classe trabalhadora brasileira, destacou Alci Klein. Para ele, projetos como o PL 4330, aprofundam o processo de precarização das relações de trabalho, sobretudo, no setor público. Por isso, é fundamental que os servidores públicos conheçam e combatam essas iniciativas de flexibilização das leis trabalhistas, como a terceirização sem limites, disse Alcin.

Emanoel Sobrinho abordou os efeitos desastrosos do PLP 257 para os trabalhadores dos serviços públicos. O projeto de lei completar nº 257 autoriza o refinanciamento da dívida dos estados e do DF junto à União, vinculando-o à implementação de medidas de austeridade fiscal que prejudicam o concurso público, as campanhas salariais e a estabilidade dos servidores públicos nas três esferas da administração pública, disse Emanoel.

Para Fernando Freitas, a 4ª Plenária Sindical deve cumprir o papel de atualizar o Plano de Lutas da FETAM-ES, sobretudo, estimular os sindicatos para o trabalho de base contra os projetos de lei que representarão o retrocesso para a classe trabalhadora brasileira.

Clemilde Cortes, vice-presidenta da FETAM e dirigente da CONFETAM, avaliou positivamente o debate e sua contribuição para despertar a consciência crítica dos dirigentes sobre as ameaças do golpe contra a democracia no Brasil. Para ela, trata-se de um golpe contra os direitos da classe trabalhadora.