ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOVA DIREÇÃO DO SNA TOMA POSSE DURANTE SOLENIDADE NO RIO DE JANEIRO

Nova direção do SNA toma posse durante solenidade no Rio de Janeiro

08/07/2016

Escola Sindical 7 de Outubro participa do ato de posse da nova direção do maior sindicato dos aeroviários do Brasil

Escrito por: Sindicato Nacional dos Aeroviários, no site em 06/07/2016

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), responsável pela gestão 2016/2019, tomou posse durante solenidade realizada no Rio de Janeiro, no dia 5 de julho, no salão de festas da CAARJ (Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro).

Além dos integrantes da nova formação da diretoria, prestigiaram o evento representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), ITF (Federação Internacional de Transportes), CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas), Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Sindicato dos Aeroviários de Manaus e da Escola SIndical 7 de Outubro.

Durante discurso de posse, o presidente reeleito Luiz Pará fala sobre seu trajeto na entidade, a importância de uma direção atuante e comprometida com a categoria e as dificuldades enfrentadas durante o processo de integração das bases, que foi a principal política implementada em sua primeira gestão. O esforço empregado nesse sentido foi um dos pontos abordados por Álvaro Quintão, assessor jurídico do SNA e presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, no discurso que realizou durante a solenidade.

“Tivemos o grato prazer de ver o Sindicato Nacional dos Aeroviários realmente virar uma entidade nacional. Há três anos, esse Sindicato era muito concentrado em algumas bases. Vocês cumpriram a meta de expandir a representatividade pelo Brasil. Agora o desafio é muito maior, garantir que as conquistas não se percam. O que estamos vendo hoje no Brasil é um verdadeiro desmonte da legislação trabalhista. E a categoria dos trabalhadores da aviação não está isenta deste risco”, declara.

Marcelo Rodrigues, presidente da CUT-RJ, iniciou sua saudação com uma homenagem à Selma Balbino, diretora do SNA, por seu trabalho e comprometimento com a categoria ao longo dos últimos anos. “As entidades sindicais precisam de mulheres fortes como você na luta”, afirma. Ele cita também as Olimpíadas, que darão visibilidade internacional ao país e devem ser amplamente exploradas pela Central, com o apoio dos Sindicatos da Aviação Civil. “A CUT vai estar em cada aeroporto, não só no Rio de Janeiro, mas no país inteiro, denunciando o golpe que está em curso no Brasil”, declara.

A certeza de que a próxima gestão será cercada de desafios é uma unanimidade entre os representantes dos trabalhadores. Sérgio Dias, presidente da FENTAC, afirma que, apesar das dificuldades que estão por vir, a união no campo dos sindicatos de aeroviários, aeronautas e aeroportuários, junto com a Federação, tem o poder de alcançar grandes vitórias no setor da aviação civil. “Apenas com a unidade conseguiremos manter as categorias fortalecidas”, garante.

Divisão das pastas

Luiz da Rocha Cardoso Pará foi reeleito presidente da entidade e inicia seu segundo mandato. Os diretores responsáveis por cada uma das pastas que compõe a administração do SNA serão definidos durante seminário que ocorre entre os dias 6 e 8 de julho, também no Rio de Janeiro. O encontro conta com a participação de toda a direção nacional.

Aprovação de 99,39% dos sócios

A Chapa Unidade Compromisso e Luta, encabeçada pelo atual presidente do SNA, foi eleita com aprovação de 99,39% dos sócios, durante as eleições realizadas entre os dias 23 e 26 de maio, nos aeroportos que integram as bases do Nacional. Na ocasião, o presidente reeleito Luiz Pará afirmou que todos os aeroviários e aeroviárias selecionados para a nova composição da direção foram escolhidos com muito cuidado. “Esperamos que façam um bom trabalho. Pedimos que a categoria nos dê um retorno sobre o papel desempenhado por essa entidade em cada um dos aeroportos, para saber se nossos representantes estão, de fato, atendendo nossas expectativas”.

Integrantes da mesa de posse: Rodrigo Spader, Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas; Fabiano Nascimento, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Aeroviários no Município de Manaus; Eduardo Guterra, Vice-Presidente da CNTTL; Álvaro Quintão, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro; Luiz Pará, presidente do SNA; Marcelo Rodrigues, presidente da CUT/RJ; Sérgio Dias, presidente da FENTAC; Antônio Fritz, Secretário Regional da América Latina da ITF;  Paulo Rodolfo Ribeiro, diretor do Sindaero POA/RS; Mahatma Ramos, consultor do DIEESE.