ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIREÇÃO DO SNA INICIA GESTÃO 2016/2019 COM SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA DIRIGENTES SINDICAIS

Direção do SNA inicia gestão 2016/2019 com Seminário de Formação para dirigentes sindicais

11/07/2016

Escola Sindical 7 de Outubro foi responsável pela condução metodológica do Seminário de Formação do SNA, realizado entre os dias 06 e 08 de julho, no Hotel OK, na Cinelândia, Rio de Janeiro

Escrito por: SNA - no site www.sna.org.br - em 09/07/2016

Da esquerda para a direita. Luiz da Rocha, presidente do SNA, Nilton Mota, secretário geral da CNTTL e dirigente do SNA, e Marcos José, secretário de formação do SNA.

A gestão 2016/2019 da nova direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) é iniciada com a organização de um Seminário de Formação para novos e antigos diretores da entidade, de diferentes bases do país. O curso foi realizado entre os dias 6 e 8 de julho, no Rio de Janeiro, e foi ministrado por Emanuel Sobrinho, da Escola Sindical 7 de Outubro, da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O palestrante parabeniza a direção do SNA pela proposta de investir na formação sindical, iniciando a nova gestão com a qualificação dos dirigentes sindicais. “Como escola orgânica da CUT, esperamos ter contribuído par elevar a consciência de classe dos dirigentes sindicais em relação aos desafios enfrentados pelos trabalhadores. Acredito que, no momento atual, uma das principais metas dos sindicatos é conscientizar as categorias sobre o ataque aos direitos da classe trabalhadora implementado pelo atual governo golpista. Organizar a resistência, desde os locais de trabalho, é uma das tarefas dessas entidades”, declara Emanoel.

A direção do SNA faz coro à declaração. As entidades sindicais têm por obrigação questionar seu papel na sociedade para saber em qual lado devem ser posicionar na luta por melhores condições de trabalho. Essa é, também, uma avaliação feita por Mahatma Ramos, consultor do DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas) que deu breve, porém relevante palestra durante o seminário. “O movimento sindical é um ator social e político muito importante e tem papel fundamental na luta pelo desenvolvimento do país”, alerta.

Além dele, outros nomes importantes marcaram presença e enriqueceram o debate: Sérgio Dias, presidente da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), Juarez Antunes e Jadir Baptista, respectivamente secretário de formação geral e diretor regional da CUT-RJ. Todos deram sua contribuição durante o curso de formação, com prévias declarações de incentivo à iniciativa da nova direção do SNA em investir na formação política de seus representantes.

Coordenação das pastas é definida

Antes do início do curso, a direção nacional fez uma votação para definir quem seriam os coordenadores das pastas do SNA, já que apenas o cargo do presidente reeleito, Luiz da Rocha Pará, foi definido durante a formação da chapa, conforme manda o estatuto. Antônio Carlos Gomes de Brito assume o cargo de Secretário-Geral e Katia Maria Pinheiro da Silva é a nova Diretora de Imprensa.