ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CURSO DE NEGOCIAÇÃO E CONTRATAÇÃO COLETIVAS NA ESCOLA 7

Curso de Negociação e Contratação Coletivas na Escola 7

23/08/2016

O Curso propiciou a reflexão crítica sobre as relações de trabalho nos setores privado e público, considerando a luta por liberdade e autonomia sindical dos trabalhadores brasileiros

Mais de 30 dirigentes sindicais CUTistas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro participaram da formação sindical sobre Negociação e Contratação Coletivas que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, na Escola Sindical 7 de Outubro. O curso integra o Plano Nacional de Formação de Dirigentes da CUT (PNFD).

Para Adilson Pereira, coordenador geral da Escola Sindical, a formação sindical é indispensável para o fortalecimento das entidades representativas da classe trabalhadora na disputa contra a exploração do capital. Ele ressaltou ainda que o Curso de Negociação e Contratação Coletivas é a primeira turma de um programa de formação de dirigentes do PNFD na atual gestão da Escola.

Ana Paula Melli, assessora da Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF), destacou que o fortalecimento da Escola Sindical 7 de Outubro é uma das prioridades da SNF. Dentro do curso, Paula desenvolveu o tema liberdade e autonomia sindical, na manhã do dia 18 de agosto, abordando os desafios enfrentados pela CUT para democratizar as relações de trabalho no Brasil.

Análise de conjuntura e seus impactos na negociação coletiva; a crítica ao processo de trabalho na sociedade capitalista; histórico e desafios da negociação coletiva; as relações de trabalho no setor público; e a ofensiva neoliberal contra os serviços públicos foram temas abordados pelo educador Emanoel Sobrinho, da Escola Sindical 7 de Outubro, no curso.

A AUTOGESTÃO DA FORMAÇÃO SINDICAL -  O grupo de participantes foi dividido em comissões autogestionárias, responsáveis pela organização, avaliação, registro e noite cultural. Nesse sentido, todos os dirigentes contribuíram com a coordenação do curso de Negociação e Contratação Coletivas durante os quatro dias de atividades. Essa dinâmica se inspira no educador da Revolução Russa Mosey Pistrak e sua proposta de auto-organização dos educandos como parte do processo educativo.

MÚSICA E TRABALHO -  Para refletir sobre a exploração do trabalho na sociedade capitalista, foram utilizadas músicas da cultura popular brasileira. Desta forma, os participantes avaliaram como o trabalho e os trabalhadores eram retratados pelas músicas. A partir desta reflexão, foram identificados elementos críticos sobre o processo de trabalho no capitalismo, como mais-valia, jornada exaustiva, escravidão, acidentes de trabalho, exclusão social, entre outros.

FORMAÇÃO NA RUA -  No primeiro dia do curso (16/08), o curso foi interrompido na parte da tarde para que todos os participantes atuassem no Ato da CUT Minas e demais centrais sindicais contra o golpe aos direitos dos trabalhadores, que partiu da praça Afonso Arinos em direção à praça Central da capital mineira.

O 2º módulo do Curso de Negociação e Contratação Coletivas acontecerá na Escola Sindical, entre os dias 26 e 29 de setembro. Neste módulo, serão aprofundados os instrumentos da negociação coletiva nos setores públicos e privado, a partir das experiências dos Ramos CUTistas envolvidos com o curso.

Ramos CUTistas presentes no Curso: Trabalhadores da Administração Pública Federal (Condsef); Trabalhadores Públicos Municipais (Confetam); Trabalhadores do Sistema Financeiro (CONTRAF); Trabalhadores das Telecomunicações (FITRATELP-FITTEL); Trabalhadores da Educação (CNTE); Trabalhadores dos Transportes (CNTTL); Trabalhadores do Comércio e Serviços (CONTRACS); Urbanitários (FNU); e Metalúrgicos (CNM).

Turma NCC 2016 da Escola Sindical 7 de Outubro