ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SEMINÁRIO PREPARA COMISSÃO DE TRABALHADORES DA VALLOUREC

Seminário prepara comissão de trabalhadores da Vallourec

01/09/2016

Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem qualifica dirigentes e trabalhadores para acompanhar a implantação do banco de horas na empresa Vallourec

O Seminário sobre banco de horas é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, realizada na Escola Sindical 7 de Outubro, hoje e amanhã, contando com a participação de trabalhadores da Vallourec e dirigentes metalúrgicos cutistas, num total de 25 pessoas.

O banco de horas foi instituído no Brasil com a lei 9.601/98 como estratégia para flexibilizar a jornada de trabalho, alterando o artigo 59 da CLT, face às demissões em período de baixa atividade econômica das empresas.

No último acordo estabelecido entre o Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e a Vallourec, constituiu-se a primeira iniciativa de banco de horas nesta empresa siderúrgica, que possui uma das suas unidades na região do Barreiro, Belo Horizonte.

Para Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola 7 e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, o Seminário é uma importante iniciativa para compreender o funcionamento do banco de horas e preparar a comissão de metalúrgicos da Vallourec, eleita pelos trabalhadores da empresa, para acompanhar a sua implantação. Esta comissão monitorará o banco de horas da Vallourec, a partir da ótica dos trabalhadores, disse.

O seminário é coordenado por Marcos Marçal, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, e conta com a participação da educadora Silvia De Martin, da Escola Sindical 7 de Outubro.

Dirigentes da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM-MG/CUT) e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) participam dos debates do seminário, com destaque para Marco Antônio, presidente da FEM-MG/CUT, e Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT.

Paulo Sá, representante da Vallourec, também teve oportunidade de apresentar a ótica da empresa sobre o funcionamento do banco de horas e os impactos no processo de trabalho.