ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RODOVIÁRIOS CUTISTAS DE MINAS FAZEM CURSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA NA ESCOLA 7

Rodoviários cutistas de Minas fazem curso de negociação coletiva na Escola 7

28/11/2016

O curso foi promovido pela Secretaria de Organização da CUT Minas e pela CNTTL e contou com a participação de dirigentes sindicais do SINTTRURB (Uberlândia) e SINTTRO (Juiz de Fora).

Escrito por: Equipe de Formação da Escola Sindical 7 de Outubro

Dirigentes sindicais dos Rodoviários (Uberlândia e Juiz de Fora) participaram do curso de negociação coletiva, entre os 25 e 27 de novembro, promovido pela Secretaria Estadual de Organização e Política Sindical da CUT Minas e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL). Este evento aconteceu na Escola Sindical 7 de Outubro, Barreiro, Belo Horizonte.

Para Lourdes Jesus, secretária de organização e política sindical da CUT Minas, o Ramo de Transportes e Logística é estratégico para o projeto político-organizativo da Central no estado. A CUT Minas vem acompanhando a direção do SINTTRO Juiz de Fora, desde a vitória da chapa cutista de oposição na eleição sindical.   Recentemente, em assembleia de base, a categoria aprovou a filiação à CUT e à CNTTL, e agora, o nosso compromisso é de formar os quadros dirigentes do SINTTRO e de fortalecer a unidade dos Rodoviários CUTistas (Uberlândia e Juiz de Fora) na defesa dos direitos imediatos e históricos da categoria, afirmou.

Eduardo Guterra, secretário nacional adjunto de organização da CUT e presidente da Federação Nacional dos Portuários, falou da importância da filiação do SINTTRO Juiz de Fora para o fortalecimento do Ramo da CNTTL no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Para Guterra, a conjuntura atual de ofensiva ultraliberal no Brasil exige que os sindicatos não resumam a sua atuação às campanhas salariais. Por sua vez, ele defende a proposta de sindicato cidadão da CUT, pois a luta pelos direitos dos trabalhadores precisa incorporar cada vez mais a reivindicação por melhores serviços públicos de água, educação, moradia, saúde, entre outros. Nesse sentido, a luta contra a PEC 55 (241), do congelamento de despesas primárias do governo federal por 20 anos, deve ser assumida por todos os sindicatos, disse.

O curso de negociação coletiva foi ministrado pela Escola Sindical 7 de Outubro. Neste primeiro módulo, os temas de análise de conjuntura, aspectos fundamentais, estrutura e processo da negociação coletiva de trabalho tomaram como base os acúmulos do projeto de liberdade e autonomia sindical da CUT, as análises marxistas sobre as contradições entre capital e trabalho, bem como os subsídios técnicos do DIEESE/ Escola Sindical 7 de Outubro. Emanoel Sobrinho, educador da Escola 7, conduziu os trabalhos metodológicos do curso.

Para Márcio Dúlio de Oliveira, presidente do SINTTRURB (Uberlândia), o curso discutiu temas relevantes para a politização do processo de organização e luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, a partir da perspectiva da CUT sobre a negociação coletiva de trabalho e do fortalecimento do Ramo dos Trabalhadores em Transporte.

Vagner Ceni, presidente do SINTTRO Juiz de Fora, o curso é a primeira formação sindical que participamos, após assumirmos a direção do SINTTRO. No curso, tivemos a oportunidade de adquirir mais conhecimento e trocar experiências com os companheiros do SINTTRURB, considera Vagner. Queremos que mais trabalhadores possam compreender os desafios que estão colocados para garantir direitos neste momento atual das lutas, disse.

Adilson Pereira, coordenador geral da Escola Sindical, avalia positivamente o fato da Secretaria Estadual de Organização da CUT Minas e da CNTTL buscarem a formação da Escola Sindical 7 de Outubro para prepararem seus quadros para o processo de negociação coletiva de trabalho. Seguindo a nossa missão, a Escola Sindical está de portas abertas para fortalecer o sindicalismo combativo, autônomo, de massas e independente no Ramo dos trabalhadores em transporte de Minas Gerais, enfatizou Adilson.

Tributo a Fidel!

No sábado, o curso foi iniciado com um minuto de silêncio em memória a Fidel Castro, eterno líder da Revolução Cubana de 1959, que faleceu na madrugada de 26 de novembro, aos 90 anos.

Os participantes contemplaram o vídeo da música “Te molesta mi amor”, do cantor cubano Sílvio Rodriguez. O vídeo apresenta imagens das lutas revolucionárias em Cuba e do carinho do povo cubano por seu combativo comandante.

O legado de Fidel nas lutas contra o imperialismo nunca será esquecido por nós. Ele nos deixa num momento histórico em que a resistência à ofensiva imperialista é um desafio premente para a América Latina e toda classe trabalhadora mundial.

Hasta siempre, comandante Fidel.

Trecho da música “Te molesta mi amor”

Mi amor es mi prenda encantada
Es mi extensa morada
Es mi espacio sin fin