ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FF E A CAMPANHA DE REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA 7

FF e a campanha de revitalização da Escola 7

23/06/2017

Dirigentes formadores participam da Campanha “Formação e Mobilização com a sua Doação”, voltada para a revitalização da Escola Sindical 7 de Outubro.

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

O terceiro módulo do Curso de Formação de Formadores (FF) aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho, na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro, em Belo Horizonte-MG. Nesta etapa, os 27 dirigentes sindicais dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro conheceram a campanha de revitalização da Escola 7, apresentada pelo seu coordenador geral, Adilson Pereira.

Para Adilson, a campanha “Doe R$ 1 para a Escola” fortalece a identidade da Escola Sindical 7 de Outubro com o movimento sindical dos trabalhadores que foi decisivo para sua fundação há 30 anos.

“A Escola nasceu do empenho de entidades sindicais internacionais, como a FIM e a CISL, da CUT-Brasil e dos sindicatos cutistas na região Sudeste do Brasil, especialmente de Minas Gerais, que compreenderam a importância de construir um instrumento pedagógico a serviço dos interesses da classe trabalhadora”, afirma o coordenador geral.

Os cursistas fizeram suas doações no cofrinho de moedas, como ato simbólico de adesão à campanha. Agora, o sucesso da campanha dependerá da adesão das entidades sindicais cutistas do Espírito Santo, Minas e Rio. Para contribuir com a campanha, cada entidade pode doar no mínimo R$ 1 por trabalhador sindicalizado na sua base de representação.

Além de apresentar os materiais da campanha, Adilson exibiu o vídeo com o projeto de reforma das instalações da Escola 7. As obras foram iniciadas pela empresa Lelis Engenharia no primeiro trimestre deste ano. A reforma visa qualificar a estrutura física da Escola, garantindo maior funcionalidade e conforto nas áreas de convivência, hospedagem, refeição coletiva, salas de aula e de funcionamento do administrativo.

A produção coletiva de análise de conjuntura e a pedagogia crítica freiriana foram eixos centrais desta etapa do FF. A partir destes eixos, abriu-se um processo contínuo de reflexão e problematização sobre os desafios formativos, políticos e organizativos das lutas coletivas da classe trabalhadora para derrotar o avanço do conservadorismo na sociedade e, com isso, barrar as reformas da previdência social e trabalhista, que retiram direitos dos trabalhadores, em tramitação no Congresso Nacional.

Lucimar Martins, secretária de mulheres da CUT-MG, reforçou que no dia 30 de junho a classe trabalhadora brasileira demonstrará novamente seu poder de mobilização e pressão social contra o desmonte dos direitos sociais e trabalhistas.