ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA 7 PARTICIPA DO COLETIVO DE FORMAÇÃO DA CUT ESPÍRITO SANTO

Escola 7 participa do coletivo de formação da CUT Espírito Santo

11/09/2017

Para Adilson Pereira, coordenador geral da Escola 7, a formação sindical é prioridade estratégica no enfrentamento à crise brasileira

"Quem não se forma, se deforma" é uma expressão muito utilizada pelo movimento sindical para colocar em relevo a importância da educação político-ideológica de militantes e dirigentes sindicais, sobretudo, num contexto no qual a disputa de ideias move multidões à resistência na luta por direitos ou ao conservadorismo ultraliberal.

Partindo desta premissa, a Escola Sindical 7 de Outubro estará participando da reunião do Coletivo Estadual de Formação da CUT Espírito Santo, que acontece amanhã, na sede da Central, localizada no centro histórico da capital Vitória.

Para o coordenador geral da Escola 7, Adilson Pereira, a formação sindical é prioridade estratégica no enfrentamento à crise brasileira. Adilson afirma que a educação político-ideológica propicia condições indispensáveis para a análise crítico-social e a construção discursiva da identidade e práticas de luta da classe trabalhadora por seus interesses históricos e imediatos. Daí a importância de potencializar o coletivo de formação nos estados, a fim de fortalecer o compromisso dos militantes e dirigentes sindicais com as ações formativas, enfatizou Adilson.

Adilson resgata que - nos dias 08 e 09 de agosto deste ano - ele e os educadores da Escola participaram ativamente dos debates do Coletivo Estadual de Formação da CUT Minas Gerais, ocorrido em Belo Horizonte. Para Adilson, o Coletivo é um espaço democrático da gestão política da formação, a partir dos desafios e prioridades dos sindicatos, que deve estar em sintonia com as decisões das instâncias deliberativas da Central nos estados e com o Plano Nacional de Formação da CUT.

Além de Adilson Pereira, participam desta agenda no estado do Espírito Santo a educadora Silvia De Martin, da Escola Sindical 7 de Outubro, e a assessora da Secretaria Nacional de Formação da CUT, Lucinei Paes.