ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONTICOM REALIZOU MÓDULO DO CURSO DE GESTÃO SINDICAL

Conticom realizou módulo do Curso de gestão sindical

17/08/2015

O Curso aconteceu na Escola 7 e reuniu mais de 35 dirigentes sindicais

O curso reuniu mais de 35 dirigentes e militantes sindicais da Construção Civil dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, numa iniciativa coordenada pela Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção e Madeira (Conticom), filiada à CUT. O evento ocorreu entre os dias 04 e 06 de agosto.

O presidente da Conticom, Claudio da Silvia Gomes participou da abertura do I módulo do curso de gestão sindical e destacou a importância dos trabalhadores se mobilizarem contra a tentativa de golpe na democracia, orquestrada por setores políticos conservadores e pela mídia golpista. Para ele, a formação é um instrumento importante para disputar hegemonia no seio da classe trabalhadora.

O Curso foi coordenado e ministrado por Paulo Peres (Carioca), presidente do Sintraconst (ES) e secretário de formação da Conticom/CUT. Carioca abordou temas como história do movimento sindical e da CUT, concepção, estrutura e legislação sindical, ética e gestão dos sindicatos. A atividade foi assessorada por Herika Sizini, Sintraconst, que também atua no núcleo de formadores da CUT/ES.

Por demanda da Secretaria de Formação da Conticom, a Escola Sindical 7 de Outubro participou de toda a atividade e elaborou um relatório com apontamentos para aperfeiçoamento da proposta do curso de gestão sindical. Neste relatório, a Escola destaca a consonância da proposta pedagógica do Curso com a concepção metodológica da Política Nacional de Formação da CUT.

Mais dois módulos estão previstos para o Curso de Gestão Sindical, sendo que um acontecerá em Vitória/ES com os dirigentes do Sintraconst e outro no Rio de Janeiro, com os dirigentes da construção civil dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.