ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO ROSA: PELO DIREITO À SAÚDE DE QUALIDADE

Escola Sindical 7 de Outubro Rosa: pelo direito à saúde de qualidade

04/10/2017

A Escola Sindical 7 de Outubro na campanha de alerta para a necessidade de prevenção ao câncer de mama.

Escrito por: Silvia De Martin, educadora da Escola Sindical 7 de Outubro

Nos últimos dois anos a Escola Sindical, nos meses de outubro, se manifesta com uma grande faixa rosa fixada em seu edifício, em alusão ao movimento que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 90, quando estados norte-americanos desenvolviam campanhas isoladas de combate ao câncer de mama, iniciando um movimento que foi aprovado como campanha nacional pelo Congresso Americano, instituindo o mês de outubro como referência da mesma.

A campanha passou a ser identificada com um laço rosa e ganhou projeção e adesão em vários lugares, no mundo todo, depois que a Fundação American Susan G. Komen for the Cure, distribuiu este símbolo na Primeira Corrida pela Cura, realizada nos anos 90 em Nova York.

No Brasil, a primeira manifestação de engajamento na campanha foi em 2002, em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado ganhou uma iluminação rosa durante o mês de Outubro. Desde então, esta iniciativa foi se espalhando e ganhando significado, pela importância da mensagem de sensibilização e alerta quanto à prevenção desta doença que provoca mais 14.000 mortes em mais de 50.000 casos detectados, a cada ano (em números aproximados, a título de ilustração), conforme informações do ano de 2016, do Instituto Nacional do Câncer.

Ainda segundo o Instituto, o câncer de mama incide mais sobre a população feminina, mais significativamente após os 50 anos, mas também, acomete os homens, ainda que em percentual muito menor (1%).

O número de mortes por câncer de mama vem se ampliando, de acordo com análises do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a partir de dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio) de 2012, devido, em primeiro lugar, à dificuldade de acesso a consultas médicas ou desinformação sobre exames preventivos periódicos.

A Escola Sindical 7 de Outubro, assim como a CUT e seus sindicatos filiados acreditam que aderir à Campanha Outubro Rosa é importante para sensibilizar e alertar especialmente às trabalhadoras brasileiras sobre a necessidade de fazer os exames periódicos e buscar esclarecimentos sobre as medidas de prevenção que impeçam o surgimentos do câncer de mama.

Com esta inciativa, a Escola Sindical 7 de Outubro espera dar visibilidade e fortalecer a luta do movimento sindical cutista pela defesa consistente e intransigente do Sistema Único de Saúde para que os trabalhadores, as trabalhadoras e a população de um modo geral possam ter atenção integral à saúde de qualidade.

Portanto, repudiamos a violação dos direitos conquistados pela classe trabalhadora brasileira, orquestrada pelos ocupantes ilegítimos do poder executivo deste país. Neste mês, apoiamos o outubro rosa; todos os dias nossa luta é por nenhum direito a menos!