ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CARAVANA LULA EM CORDISBURGO E NA CAPITAL MINEIRA

Caravana Lula em Cordisburgo e na capital mineira

31/10/2017

Escola Sindical 7 de Outubro participou da Caravana Lula na terra natal de João Guimarães Rosa. Ontem, em Belo Horizonte, milhares ocuparam a Praça da Estação para o encontro com ex-presidente Lula

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

A Caravana Lula pelo Brasil em Minas Gerais visitou a Casa Museu Guimarães Rosa, no centro de Cordisburgo, na tarde de domingo (29). Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, esteve presente ao ato cultural realizado na Casa Museu. Recital e depoimentos do povo fizeram parte da recepção ao ex-presidente Lula em Cordisburgo. Em Belo Horizonte, última parada da Caravana nas terras mineiras, milhares foram ao encontro com o ex-presidente.

Segundo Adilson dos Santos, dentro da Casa Museu, duas crianças emocionaram Lula e seus convidados com um recital da obra de João Guimarães Rosa. Um dos maiores escritores e intérpretes da cultura brasileira, Guimarães Rosa é conhecido popularmente pela obra literária “Grande Sertão: Veredas”, publicada em 1956.

Para Luiz Dulci, vice-presidente nacional do PT, João Guimarães Rosa é um dos maiores escritores do século XX e sua obra é notabilizada fora do Brasil. Através de Grande Sertão: Veredas e outros livros, Guimarães conseguiu traduzir para a literatura a identidade e o cotidiano do sertanejo para o Brasil e para o mundo, enfatizou Dulci.

Já a ex-presidenta Dilma Rousseff criticou a Emenda Constitucional 95, que limita por 20 anos os recursos para educação e saúde. Ela afirmou que o Golpe de Estado ocorrido no ano passado foi contra o povo brasileiro, para cortar do orçamento da União os recursos que garantem cidadania e qualidade de vida.

Após ouvir o depoimento de uma jovem que se emocionou ao afirmar que a sua comunidade passou a ter energia elétrica depois do programa “Luz pra Todos” e de um professor universitário que falou da importância da educação para transformação da realidade local, o ex-presidente Lula falou sobre sua reunião com reitores nas universidades e institutos federais. Para Lula, as elites brasileiras nunca tiveram compromisso com a educação do povo. Depois que um operário passou a ser presidente da República, o povo brasileiro não se contenta com a senzala e com migalhas, pois todos nós queremos ter um andar na casa-grande, afirmou.

A educação é uma política fundamental para libertar as pessoas da opressão e construir uma nação soberana, segundo Lula. Por isso, Lula defende que o povo brasileiro seja consultado sobre as medidas que contraíram o orçamento público para educação e para as políticas sociais, apostando que o voto popular pressionará o Congresso Nacional revogar a Emenda Constitucional 95.

A última parada da “Caravana Lula pelo Brasil em Minas Gerais” aconteceu ontem (30), em Belo Horizonte. O ato realizado na Praça da Estação, centro da capital mineira, reuniu milhares de militantes e populares, por volta das 18 horas. Para Adilson, a Caravana trouxe um novo ânimo para a militância popular-sindical e abriu um canal de diálogo relevante para discutir um novo projeto de país com a identidade do povo brasileiro.