ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSEP-MG E ESCOLA SINDICAL FAZEM FORMAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA

SINDSEP-MG e Escola Sindical fazem formação em negociação coletiva

25/01/2018

O Curso de Negociação Coletiva de Trabalho capacitou cerca de 20 delegados (as) sindicais de empresas públicas federais e dirigentes sindicais do serviço público federal em Minas Gerais

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

Através da ação conjunta entre o SINDSEP-MG e a Escola Sindical 7 de Outubro, cerca de 20 delegados (as) sindicais de empresas públicas federais e dirigentes sindicais do serviço público federal participaram do Curso de Negociação Coletiva de Trabalho, nos dias 18 e 19 de janeiro. O Curso aconteceu na Escola Sindical, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

Rogério Mamão Gouveia, responsável pela secretaria de formação do SINDSEP-MG e dirigente formador da CUT, coordenou a atividade formativa, que visou a capacitação de delegados (as) sindicais da EBSERH, da Conab e da Ceasa-MG sobre o processo de negociação coletiva de trabalho, considerando os acúmulos teórico-metodológicos e dinâmicas grupais desenvolvidas pela Escola Sindical 7 de Outubro, bem como as resoluções do Congresso do SINDSEP 2017.

Para Adilson dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical, o processo de negociação coletiva de trabalho está sofrendo um forte impacto da reforma trabalhista (lei 6787/2017), que exige dos trabalhadores mais coesão classista e unitária de ação sindical para enfrentar a classe patronal e suas tentativas de precarizar as condições de trabalho.

Mônica Aparecida Costa, médica e gestora administrativa do Hospital Municipal Risoleta Neves, de Belo Horizonte, considera que o trabalho hospitalar é colaborativo e deve ser direcionado ao cuidado com as pessoas atendidas, numa perspectiva de humanização e direito social à saúde pública. Nesses termos, deve haver um equilíbrio entre o direito ao trabalho, legitimamente reivindicado visando a melhoria das condições laborais e de vida, e o direito à saúde por parte dos usuários.

Durante as 16 horas de formação sindical, os (as) cursistas participaram de exposições dialogadas sobre tópicos da conjuntura macroeconômica, abordagem histórico-social do trabalho, da negociação coletiva e da reforma trabalhista, bem como desenvolveram dinâmicas grupais sobre processo de negociação coletiva e simulação de mesa de negociação, com foco na argumentação dos negociadores.

Para Edson Francisco Rosa, enfermeiro e delegado sindical da EBSERH em Juiz de Fora, o curso deve ser replicado para todos os delegados sindicais que participam da mesa de negociação coletiva da EBSERH, visando garantir maior unidade de ação e defesa da pauta de reivindicação dos trabalhadores nacionalmente articulada pela CONDSEF.

Rogério Mamão e Maria Aparecida Guimarães, dirigente sindical do setor jurídico do SINDSEP-MG, fizeram a entrega de certificados para os (as) participantes no encerramento do Curso, no dia 19 de janeiro. Segundo Rogério, o curso foi um ponto de partida relevante para outras iniciativas que possam aprofundar a formação sindical no campo da negociação coletiva de trabalho, considerando a especificidade dos trabalhadores das empresas públicas federais.

Da esquerda para direita: Renato Pimenta, Mônica Costa e Rogério Mamão