ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSAÚDE-ES CONVIDA TODAS(OS) PARA A MARCHA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SindSaúde-ES convida todas(os) para a marcha do Dia Internacional da Mulher

08/03/2018

A marcha terá concentração da Praça Jucutuquara a partir da 13h, no dia hoje (08),rumo ao Palácio Anchieta, no centro da capital capixaba

Escrito por: SINDSAÚDE-ES - publicado em 06-03-2018 no site

O Dia Internacional da Mulher é uma data marcada pelo reconhecimento da luta feminina pela liberdade, igualdade de gênero e respeito. O tema desse ano é "Mulheres de luto em luta" que unifica a pauta de mulheres do campo, da cidade, quilombolas, ribeirinhas e das florestas do estado.

O objetivo do evento é protestar contra o feminicídio*, sobretudo, de mulheres negras, em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos já conquistados, e exigir ainda a revogação da Reforma Trabalhista que flexibiliza salários, aumenta a jornada e retrocede em direitos conquistados na CLT e o arquivamento da Reforma da Previdência.

Mulheres na sociedade contemporânea

A taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo. Em 2016, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 135 casos de estupro por dia.

As mulheres tem maior nível de escolaridade, porém o salário é 30% menor que o dos homens, apesar de ocupar o mesmo cargo e exercer a mesma função. Além disso, as mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada, que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado.

De acordo com dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de lares brasileiros chefiados por mulheres saltou de 23% para 40% entre 1995 e 2015. Em 34% das famílias chefiadas por mulheres, há também a presença de um cônjuge.

O IBGE apontou ainda que em 26,8% dos domicílios com filhos de casais separados era a mulher a pessoa de referência. Entre os homens, essa proporção era de 3,6%.

História

As mudanças do papel da mulher na sociedade veio junto com a industrialização e seu trabalho exercido fora de casa em busca da independência.

No século XIX, centenas de operárias que trabalhavam numa fábrica têxtil morreram queimadas pelos patrões. Elas organizavam uma greve para reinvidicar melhores condições de trabalho, como a redução de jornada e licença maternidade.

No início do século XX, foi realizado um protesto para tornar a luta dessas mulheres, que foram assassinadas, em uma data marcante para jamais esquecer a FORÇA FEMININA: o dia 08 de março. Apoie a causa e demonstre sua força!

*Feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo fato de ser mulher. A Lei brasileira incorporou esse tipo de crime em 2015.