ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSEP-MG: 30 ANOS DE COMBATIVIDADE

SINDSEP-MG: 30 anos de combatividade

26/04/2019

Escola Sindical parabeniza as e os servidores e empregados públicos federais de Minas Gerais pelo seu aniversário político-sindical representado nos 30 anos de lutas do SINDSEP-MG

O Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal de Minas Gerais, também conhecido pela sigla SINDSEP-MG, completa 30 anos de combatividade dedicados à defesa dos direitos da classe trabalhadora e à luta por democracia e políticas públicas de cidadania.

Nada melhor que celebrar o aniversário político-sindical de 30 anos dos trabalhadores das empresas e órgãos públicos federais de Minas com uma vitória: a sinalização do governo federal de que a VALEC não será mais extinta.

Trata-se de uma vitória importante para a população brasileira, que continuará a contar com a VALEC e seus trabalhadores para fortalecerem a malha ferroviária de transporte de cargas, diminuindo a dependência e os altos custos com o modal rodoviário.

É uma vitória para o SINDSEP-MG que investiu na auto-organização das e dos trabalhadores da VALEC, articulando a participação de suas lideranças nas atividades da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef/CUT) e junto ao Congresso Nacional.

Exemplo disso, a audiência pública realizada ontem na Câmara dos Deputados Federais, onde o representante do ministério de infraestrutura descartou a extinção da empresa em questão.

Nas palavras do engenheiro Sérgio Nunes, trabalhador da VALEC em Minas Gerais, o único instrumento que contamos para enfrentar a ameaça de extinção da empresa foi o SINDSEP-MG. Esse depoimento foi dado no dia 16 de abril, durante o encontro do Coletivo de Sindicalistas das Estatais contra as Privatizações, na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte.

A defesa da VALEC, da EBSERH, da CONAB e da CEASA Minas guarda grande coerência com a história de um sindicato que nasceu das lutas das e dos trabalhadores que se organizavam em associações de servidores federais combativas ainda na Ditadura Militar. Período tenebroso da história brasileira que não permitia a organização sindical de servidores públicos.

A Escola Sindical 7 de Outubro está contribuindo no fortalecimento institucional do maior instrumento de luta das e dos servidores e empregados públicos federais, a partir da formação sindical. Inclusive, tivemos a grata satisfação de participar das atividades realizadas pelo SINDSEP-MG, entre os dias 19 e 21 de abril, em Jaboticatubas/MG.

Naquela ocasião, refletimos sobre a história, concepção e prática sindical cutista do SINDSEP-MG, bem como o desafio de ampliar e consolidar a identidade das e dos trabalhadores da base com o sindicato.

Essa relação de solidariedade classista também se mostra benéfica e relevante para nós, que passamos a contar com o SINDSEP-MG no projeto de revitalização da Escola Sindical 7 de Outubro.

Assim compreendido, desejamos vida longa ao SINDSEP-MG. Que sua grandeza e sua combatividade continuem a nos inspirar na incansável luta por melhores condições de vida e trabalho e pela conquista de um Brasil verdadeiramente democrático, justo e igualitário.

Saudações CUTistas,

Adilson Pereira dos Santos