ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BELO HORIZONTE É SEDE DO ENCONTRO NACIONAL E POPULAR PELA CONSTITUINTE

Belo Horizonte é sede do Encontro Nacional e Popular pela Constituinte

04/09/2015

Mil participantes de todo Brasil debatem conjuntura e os desafios da luta pela Reforma do Sistema Político brasileiro

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

O hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerias está ocupada por mil militantes que defendem uma Constituinte Soberana, Livre e Exclusiva da Reforma do Sistema Político. O Encontro Nacional e Popular pela Constituinte começou pela manhã de hoje, reunindo representantes dos movimentos populares e sindical de todo o Brasil.

A mesa de conjuntura do Encontro contou com a participação de representantes do MST, do Levante Popular da Juventude, da Coordenação da Campanha pela Constituinte, da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e, pela CUT, o dirigente Julio Turra, da Executiva Nacional. A mesa foi coordenada por Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT-MG.

No debate de conjuntura, o reconhecimento de que o Congresso Nacional mais conservador, desde 1964, é um grande empecilho para a conquista de uma reforma política que atenda os interesses da democracia de bases populares. Na contramão da vontade da maioria absoluta dos quase 8 milhões de brasileiros que participaram do Plebiscito Popular pela Constituinte no ano passado, o Congresso Nacional debate uma mini-reforma eleitoral que não atende aos intresses democráticos e de participação popular.

O plenário não deixou de criticar duramente a política econômica do governo federal e seus ajustes fiscais e orçamentários que penalizam a classe trabalhadora. Feministas puxaram o coro: "FORA DAQUI EDUARDO CUNHA E LEVE JUNTO O LEVY.

Na parte da tarde, haverá o funcionamento de grupos de trabalho para debater propostas para o fortalecimento da luta pela Constituinte Soberana, Exclusiva e Livre de Reforma do Sistema Político brasileiro.

A Escola Sindical 7 de Outubro está presente ao Encontro Nacional, em Belo Horizonte.