Twitter

ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA 7 NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Escola 7 na luta contra o Câncer de Mama

21/10/2015

A campanha mundial pela prevenção e controle do câncer de mama é um momento importante para incentivar a promoção da saúde da Mulher enquanto política pública

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro com informações do INCA, Jornal O Metalúrgico de Contagem e Região, Secretarias de Saúde do Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Criado em 1990, em Nova Iorque (EUA), o Outubro Rosa se tornou um movimento mundial para estimular a participação da população na prevenção e no controle do câncer de mama. A Escola Sindical 7 de Outubro participa desta campanha na luta pelas políticas públicas de promoção da saúde da Mulher.

 

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres do mundo e do Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O INCA estima mais de 57 mil novos casos para o ano de 2015.

 

O único exame capaz de diagnosticar tumores com menos de 1 cm é a mamografia. Quando o diagnóstico é realizado nessa fase, ainda no início, evitam-se tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e as chances de cura são de 99% (O Metalúrgico).

 

Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente. Já mulheres com histórico de câncer na família devem realizar os exames anuais a partir dos 35 de anos (O Metalúrgico).

 

As mulheres têm direito a fazer a mamografia gratuitamente pelo SUS. Este direito é assegurado por lei federal. A luta contra o câncer de mama é uma política pública. Saiba como os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo disponibilizam a mamografia.

 

Em Minas Gerais, a Secretaria Estadual de Saúde está disponibilizando mamógrafos móveis para percorrer municípios mineiros onde as mulheres têm menos acesso à mamografia, além das unidades de atendimento pelo SUS na capital e no interior.

 

No Rio de Janeiro, existe um Hospital Estadual da Mulher e o serviço de mamografia móvel atende mais de 90 municípios do estado.

 

Já no Espírito Santo, as mulheres podem contar com SUS e unidades móveis de mamografia, além de setes hospitais que atendem mulheres de câncer de mama diagnosticado.

 

Confira a relação das Unidades de Saúde em Belo Horizonte:

ASSOCIAÇÃO MÁRIO PENNA;

CENTRO IMAGEM MARTINS E GODOY LTDA;

CLÍNICA RADIOLOGICA DAVI REZENDE;

CLÍNICA RADIOLOGICA DR. PEDRO INÁCIO DIAS;

CLÍNICA RADIOLOGICA SAO MARCOS;

COMPLEXO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO;

HOSPITAL DA BALEIA;

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG;

HOSPITAL FELÍCIO ROCHO;

HOSPITAL SOFIA FELDMAN;

RADIOMED;

SANTA CASA DE BELO HORIZONTE;

UNIMAGEM.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Cedoc/CUT IOS/CUT Unisoli

Escola Sindical 7
Rua Nascimento, 101 | Barreiro de Cima | Belo Horizonte | MG | CEP 30620-390
Tel.: (55 31) 3383.6789 | www.escola7.org.br