ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO ESTEVE PRESENTE NO 12º. CONCUT

Escola Sindical 7 de Outubro esteve presente no 12º. CONCUT

23/10/2015

A educadora da Escola Sindical 7 de Outubro, Silvia De Martin, participou do 12º. CONCUT, que aconteceu nos dias 13 a 16 de outubro de 2015, no Anhembi em São Paulo

Escrito por: Silvia De Martin - educadora da Escola Sindical

Um Congresso deste porte, em que participaram cerca de 2.500 dirigentes e representantes de diversas entidades sindicais, vindas de todos os estados brasileiros, além da delegação internacional presente no evento, com cerca de 200 sindicalistas de vários países é uma experiência única para quem atua na formação e também é uma rica experiência pessoal.

Desde sua abertura, o CONCUT já trouxe para os trabalhadores e trabalhadoras presentes, densas reflexões, como as que fez o Presidente da CUT, Vagner Freitas, com uma análise muito precisa tanto dos desafios que a Central tem pela frente quanto da capacidade e força que o movimento sindical nela organizado tem para cumprir seu papel e formular propostas para tais desafios, diante do cenário econômico, político e social do país.

As presenças do ex-presidente Lula e do ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, arremataram com capricho a abertura do CONCUT, assim como a da Presidenta Dilma Rousseff que deixou sua mensagem para as mulheres, reafirmando a importância de as mulheres ocuparem mais espaços de poder. Neste momento em que acontece a campanha “Outubro Rosa” para estimular medidas de prevenção contra o câncer de mama, um dos itens mais comemorados durante o CONCUT foi a garantia da paridade entre homens e mulheres na direção da CUT.

Paulo Freire já afirmava que a aprendizagem ocorre também nos espaços informais. Para além da função organizativa e política, da eleição da nova direção da CUT Nacional, das propostas políticas e planos de lutas debatidos durante as atividades do CONCUT, a circulação informal que se dá no ambiente, o encontro, as conversas, as articulações, as paradas para o café, visitas e comprinhas nos quiosques ali instalados, o CONCUT é um universo de troca de conhecimentos, de cultura e de estabelecimento de laços de fraternidade.