ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MOVIMENTOS SOCIAIS PARTICIPAM DO FÓRUM DA TERRA

Movimentos sociais participam do Fórum da Terra

05/12/2015

O Fórum da Terra debate problemas e propostas para fortalecer a luta pelo direito à terra, na Escola Sindical 7 de Outubro

O Fórum da Terra é um espaço de articulação e unidade dos movimentos sociais que lutam pelo direito à terra no Brasil e entidades parceiras desta causa. Ontem (04), ocorreu a abertura oficial do evento com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte.

No dia de hoje (05), os movimentos sociais do campo e povos originários discutem e aprovam propostas para a elaboração de uma carta do Fórum da Terra, que será direcionada para as entidades parceiras, entre as quais, o MDA, OAB-MG, Procuradoria do Ministério Público de Minas, PUC-MG, Defensoria da União, UFMG.

As propostas foram construídas coletivamente nos Grupos de Trabalho, na manhã de hoje. Os GTs trataram dos temas reforma urbana, recursos hídricos, agricultura familiar, segurança alimentar, reconhecimento de territórios das comunidades e povos tradicionais, advocacia popular e responsabilidade socioambiental da mineração e os impactos causados pelo rompimento da barragem e Mariana.

A carta oficial, assinada pelos/as representantes dos movimentos sociais participantes do Fórum (MST, MAB, FETRAF-MG, Povos Tradicionais etc.), após a aprovação das propostas na plenária final, será encaminhada ao Papa Francisco.