ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > V ENCONTRO NACIONAL DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS ACONTECERÁ EM BELO HORIZONTE

V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais acontecerá em Belo Horizonte

26/01/2016

O V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais será entre os dias 20 a 22 de maio de 2016, em Belo Horizonte-MG, e pretende reunir mais de mil blogueiros e ativistas de todo o Brasil.

Escrito por: Lidyane Ponciano, Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

Na atual conjuntura política nacional, internacional e estaduais que estamos vivendo, a comunicação e o ativismo em rede é uma importante ferramenta para contrapormos a manipulação orquestrada pela grande imprensa. A democratização da mídia está no centro da agenda política brasileira e em outros países da América Latina, como no caso da Argentina.

O sistema de comunicação vigente no Brasil não garante à todos nós o exercício da liberdade de expressão e nem propicia um ambiente plural ao debate público. Nossa democracia está em risco. Precisamos fortalecer nossas lutas para garantir que a posicionamentos retrógrados não mais assumam espaços de poder em nosso País.

É com base no fortalecimento, empoderamento e na proliferação das mídias alternativas e de blogueiros e ativistas progressistas, que o Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitas convida a todos e todas para reunião a ser realizada no dia 26 de janeiro, às 17 horas, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, 400. Centro. Belo Horizonte).

O V Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais será entre os dias 20 a 22 de maio de 2016, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Pretendemos reunir mais de 1.000 (um mil) Blogueiros e Ativistas Digitais de todo o Brasil. Estão previstas caravanas de Estados próximos a Minas Gerais como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e de outros mais distantes como Paraná e Santa Catarina.

Confira a programação do encontro com alguns nomes ainda a serem confirmados. Informes sobre a programação e outras questões serão dadas na reunião do dia 26 de janeiro.

5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

Programação prevista

20 de maio – Sexta-feira
•18 horas – Abertura
•18h30 – Os desafios da democracia no Brasil
Presidenta Dilma Rousseff
•19h30 – As iniciativas para democratizar a comunicação
Edinho Silva (Secom)
André Figueiredo (Minicom)
Juca Ferreira (Cultura)
•22 horas – Festa de confraternização

21 de maio – Sábado
•9 horas – Mídia e democracia na América Latina
Pepe Mujica (Uruguai)
Cristina Kirchner (Argentina)
Lula (Brasil);
•14 horas – Trocas de experiências - dez grupos de trabalho.
Expositores iniciais: Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Paulo Nogueira, Renato Rovai, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Maria Ines Nassif, Fernando Brito, Miguel do Rosário, Hildegard Angel, Paulo Moreira Leite, Leandro Fortes, Tereza Cruvinel, Marcos Weissemer, Esmael Morais, Elaine Tavares, Cynara Menezes - entre outros.
•18 horas – Reunião dos estados para eleger representante para comissão nacional e definir calendário de atividades estaduais;

22 de maio – Domingo
•10 horas – Aprovação da carta de BH