ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > A IDEOLOGIA FOI TEMA DE ESTUDO NA ESCOLA 7

A ideologia foi tema de estudo na Escola 7

03/02/2016

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

Grupo de estudo na sala de reuniões da Escola Sindical 7 de Outubro

O grupo de estudo da Escola Sindical 7 de Outubro se reuniu  para debater o texto “A ideologia”, escrito pela filósofa Marilena Chauí, na tarde de hoje (03). O papel da ideologia na manutenção do poder da classe dominante foi a preocupação central dos estudos do grupo, que contou com a participação de Felippe Kennedy, dirigente sindical do SINTTEL-MG, de Silvia e Emanoel, educadores da Escola Sindical.

O texto “A ideologia” compõe o capítulo 7 do livro didático “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí. Convite à Filosofia recebeu o Prêmio Buriti de melhor livro didático no ano de sua publicação, em 1994.

Marilena Chauí é filósofa e professora aposentada pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho intelectual é reconhecido no país e internacionalmente. Como intelectual engajada, ela é uma figura ativa nos movimentos sociais e já atuou em gestões petistas à frente da Prefeitura de São Paulo.

Ocultar e dissimular a dominação de classe existente na sociedade é a principal função da ideologia, pois ela descreve e explica o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante. Como exemplo, tem-se a explicação do desemprego como resultado da falta ou baixa qualificação profissional dos trabalhadores.

A mídia dominante propaga a ideia de que o trabalhador é culpado pela sua condição de desempregado, sem levar em conta a situação econômica, a geração de empregos e as condições de trabalho, muitas vezes precárias e com baixos salários. Ou seja, inverte-se a relação causa e efeito.

Além disso, silencia-se a atuação dos sindicatos que lutam por direitos, melhores salários e condições de trabalho, no combate à exploração dos trabalhadores pelos patrões. O silêncio garante a coerência e a lógica do conjunto de ideias e valores propagado pelos veículos de comunicação controlados pelo poder econômico. Por isso, as organizações da classe trabalhadora não possuem espaço na grande mídia. Não se pode questionar o discurso dominante.

Os estudos também apontaram a dimensão positiva da ideologia, compreendendo que é a partir dela que os indivíduos tomam consciência dos conflitos sociais e se propõem a resolvê-los, como afirmou o filósofo alemão Karl Marx.

Para Marx e Engels, em “A ideologia alemã”, a disputa do proletariado pelo poder político tem como condição fundamental a afirmação da ideologia da classe trabalhadora como ideologia de toda a sociedade. Nesse sentido, os trabalhadores que produzem as mercadorias e as condições da vida em sociedade também serão capazes de construir uma sociedade livre da exploração do capital, como expressão do verdadeiro progresso material na História humana.

Felippe Kennedy, estudante e sindicalista, considerou proveitoso o dia de estudo. Para ele, trata-se de uma oportunidade para adquirir conhecimento e estudar vários conteúdos que envolvem nosso cotidiano e temas relacionados à questão sindical. A relação entre estudos acadêmicos e prática sindical é condição fundamental para fortalecer a crítica dos trabalhadores ao sistema capitalista, disse.

No dia 18 de fevereiro (quinta-feira), o grupo de estudo da Escola Sindical terá como tema juventude, mercado de trabalho e participação sindical. A sugestão foi de Felippe que se preocupação com a baixa participação dos jovens no movimento sindical.