ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL ENTRE TRABALHADORES BRASILEIROS E ITALIANOS NA ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO

Solidariedade Internacional entre trabalhadores brasileiros e italianos na Escola Sindical 7 de Outubro

02/03/2016

Francesco Persiani, ex-metalúrgico da cidade Bologna/Itália, visita a Escola Sindical 7 de Outubro, que nasceu da solidariedade dos trabalhadores metalúrgicos italianos.

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro

Da esquerda para a direita, Francesco Persiani, Adilson Pereira e Silvia De Martin.

A Escola Sindical 7 de Outubro recebeu nos últimos dois dias, 29/02 e 01/03/2016, a visita de Francesco Persiani, ex-metalúrgico da Fiat Bologna, que pertence à geração de sindicalistas participantes da campanha que angariou fundos para a construção da Escola 7 nos anos 80. Francesco foi recepcionado pelo coordenador geral, Adilson Pereira e pela educadora Silvia De Martin.

A ação solidária destes trabalhadores metalúrgicos organizados na FIM/CISL (Federazione Italiana Metalmeccanici/Confederazione Italiana Sindacati Lavoratori) permitiu a construção da Escola Sindical 7 de Outubro, em 1987, em Minas Gerais, como forma de promover a solidariedade internacional entre trabalhadores, principalmente da empresa FIAT que se instalara no Estado na segunda metade dos anos 70.

O movimento sindical italiano organizado na CISL mantém um Instituto (ISCOS-Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo) cujo propósito é “promover ações e programas de cooperação internacional em coerência com os seus próprios princípios de solidariedade, justiça social, dignidade do ser humano e paz”, direcionando recursos para o combate a pobreza e à discriminação e para promoção dos direitos humanos no mundo.

Francesco Persiani, em todos estes anos, vem colaborando com as iniciativas do ISCOS-CISL, além de ser um dos integrantes da Associação Amigos de Pianoro, uma comunidade da cidade de Bologna/Itália, que atua voluntariamente financiando projetos sociais voltados para mulheres, crianças e adolescentes em comunidades da Barra do Jucú no Espírito Santo e  Vila Esperança/Brasilândia, em São Paulo, dentre outras.