ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SNF APRESENTA AS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO

SNF apresenta as diretrizes da Política Nacional de Formação

10/03/2016

Rosane Bertotti, secretária nacional de formação da CUT, expõe as linhas prioritárias de ação para o período 2016-2019

Mesa sobre Diretrizes da PNF para o mandato. Da esquerda para a direita: Rosane Bertotti, Edjane Rodrigues e Adilson Pereira.

Formar dirigentes sindicais e militantes dos movimentos sociais é uma das prioridades da Secretaria Nacional de Formação da CUT para o mandato 2016-2019. Rosane Bertotti, secretária nacional de formação da Central, apresentou as diretrizes da estratégia política para a Rede Nacional de Formação, nesta tarde (10), numa mesa coordenada por Adilson Pereira, coordenador geral da Escola 7, e por Edjane Rodrigues, secretária nacional de juventude da CUT.

Para Rosane, a formação sindical deverá aprofundar a formação de quadros dirigentes sobre os temas das políticas estratégicas da CUT, articulada às Estaduais, Ramos e Escolas Sindicais da Central. Praticamente se mantém os programas formativos da Política Nacional de Formação, aperfeiçoando seus métodos e conteúdos para subsidiar a ação sindical nas frentes de luta no local de trabalho e na sociedade.

A aliança entre CUT e movimentos sociais tem sido decisiva para a defesa dos direitos e da democracia. Nesse sentido, a formação cutista deve expressar esta estratégia através da ação formativa de massas. Rosane Bertotti apresentou uma ação, denominada de Formigueiro, para potencializar a formação de militantes dos movimentos sindical e sociais que atuam na Frente Brasil Popular.

Essas propostas serão debatidas mais aprofundadamente nos grupos de trabalho que serão realizados amanhã (11), no 19º ENAFOR. O envolvimento das Escolas Sindicais, Ramos e Estaduais da CUT é fator essencial para o enraizamento das linhas prioritárias de ação, disse Rosane.