ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > BRASIL CONTRA O GOLPE

Brasil contra o golpe

31/03/2016

Atos marcam a luta do povo brasileiro para combater a tentativa de golpe contra a democracia. Em Brasília, 200 mil marcham para que 1964 não se repita no Brasil!

Há 52 anos o Brasil viveu um dos episódios mais tenebrosos da sua história. Na madrugada do dia 1º de abril de 1964, o golpe civil-militar assaltara à democracia e destituira o então presidente da República, João Goulart. Foram 21 anos de perseguições, prisões, torturas, que deixaram marcas profundas na sociedade brasileira.

Os atos e mobilizações de hoje (31) são para lembrar que golpe é um atentado contra a democracia. Atualmente, assiste-se a uma articulação política, envolvendo partidos conservadores, poder judiciário e mídia, que visa construir um atalho para a chegada ao poder político central do país. Romper com o consenso democrático de que só se chega ao poder político pelo voto popular é golpe.

Em Brasília, hoje, mais de 200 mil pessoas marcham contra o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, eleita democraticamente por mais de 54 milhões de eleitores em 2014. Essa grande mobilização foi convocada pela Frente Brasil Popular (FBP) e Frente Povo Sem Medo. A CUT é uma das protagonistas desta mobilização e de outras que acontecem pelo Brasil.

Segundo Felippe Kennedy, delegado sindical do SINTTEL-MG, cerca de 20 ônibus partiram desta madrugada de Minas Gerais em direção à Brasília, com militantes sindicais e dos movimentos sociais do campo e das cidades.

Vandercy Soares Neto, coordenador de formação da Escola Sindical 7 de Outubro e da FBP-ES, confirmou que 10 ônibus saíram do Espírito Santo para participar da mobilização na capital federal. Vandercy também falou das atividades da FBP previstas para Vitória/ES, entre as quais, o ato político-cultural em frente à Assembleia Legislativa, a partir das 18h.

No Rio de Janeiro, foram 9 ônibus para Brasília se somar a grande marcha em defesa da democracia, segundo Juarez Antunes, secretário de formação da CUT-RJ e coordenador de cultura da Escola 7. No ato cultural do Rio, 50 mil pessoas lotaram o Largo da Carioca, com muita musicalidade, para dizer que não vai ter golpe.

Em Belo Horizonte, na praça da Estação também acontece o Canto da Democracia, hoje, a partir das 17h, com a participação de artistas e músicos progressistas, como Gabriel Guedes e Vander Lee.