ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > MANIFESTAÇÕES PELO MUNDO CONDENAM A TENTATIVA DE GOLPE NO BRASIL

Manifestações pelo mundo condenam a tentativa de golpe no Brasil

01/04/2016

Londres e Barcelona, de Amsterdã a Berlim, 24 cidades no mundo vão às ruas contra o golpe

Escrito por: Midia Ninja • Publicado em: 31/03/2016 - 09:28 • Última modificação: 31/03/2016 - 12:46

Londres, Barcelona, México, Amsterdã, Buenos Aires, Paris, Berlim, Copenhage e inúmeros outros locais do mundo estão discutindo a crise política pela qual passa o Brasil e ocuparão as ruas amanhã (31) em atos contra a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A quinta-feira será marcada por dezenas de atos no Brasil e no mundo. Estarão lotadas as ruas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, além de diversas outras. (Confira aqui a agenda no Brasil)

Para convocar a população às ruas e repudiar a tentativa de impeachment de Dilma, brasileiros que vivem em Londres, na Inglaterra, por exemplo, criaram o evento “Vem pra rua”, no Facebook, onde eles dizem, em inglês: “O Brasil enfrenta sua maior crise política em mais de 50 anos e a democracia duramente conquistada depois de 21 longos anos de ditadura militar está sendo colocada em jogo.

A direita brasileira e a mídia de massa uniram forças para desestabilizar o país, desmoralizar o governo e derrubar a presidente eleita, Dilma Rousseff, integrante do Partido dos Trabalhadores (PT)”. Carolina do Norte, nos Estados Unidos, também vem discutindo o cenário político do Brasil. Na terça-feira (29), o debate sobre a tentativa de impeachment de Dilma aconteceu na Global Brazil Lab at Duke University.

Ações como a condução coercitiva do ex-presidente Lula e o vazamento, na mídia, de conversas grampeadas (incluindo áudios da presidente da República, Dilma Rousseff) fomentaram um clima de ódio e intolerância e caracterizam a partidarização da justiça e da mídia no Brasil. Eles insuflaram às ruas grupos que buscam intimidar e agredir quem pensa diferente - escreveu a Frente Brasil Popular.

Em Brasília, o ato de amanhã começará às 14h, com concentração no Estádio Nacional Mané Garrincha, e em seguida seguirá para o Congresso Nacional, onde haverá um ato político-cultural. Em São Paulo (onde esse cenário explodiu, com a medida de condução coercitiva que obrigou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar depoimento à Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas), a movimentação contra o golpe político e midiático também segue a todo vapor e promove hoje, às 15h, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o ato “Audiovisual brasileiro pela democracia”. “Nós, cineastas, roteiristas, atores, produtores, distribuidores, críticos, professores, pesquisadores e técnicos do audiovisual brasileiro, nos manifestamos para defender a democracia ameaçada pela tentativa de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff”, diz a página do evento, no Facebook.

Mobilização internacional

> Amsterdam

Teatro Munganga

Plaça de Sant Jaume