ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > POLÍCIA CAPIXABA MAIS UMA VEZ MOSTRA TRUCULÊNCIA E VIOLÊNCIA CONTRA MANIFESTANTES EM VITÓRIA

Polícia capixaba mais uma vez mostra truculência e violência contra manifestantes em Vitória

10/05/2016

Embora o ato vá aparecer em toda a mídia como violento contra jornalistas, na verdade, quem foi violenta, mais uma vez, foi a PM truculenta do Espírito Santo

Escrito por: Edilson Lenk, no site da CUT-ES no dia 10/05/2016

Mais uma vez os trabalhadores e manifestantes que foram às ruas defender a democracia foram tratados com truculência e violência pela Polícia Militar do Espírito Santo.

Após a simulação de um confronto, evidentemente plantado por opositores ao governo Dilma no cenário da manifestação, a tropa de choque da PM avançou sobre os manifestantes pró-democracia, com toda a violência que lhe é característica. Bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha e violência física contra manifestantes mais uma vez compuseram um cenário que mostra como a PM capixaba trata manifestantes que lutam pela democracia no Brasil. O uso das chamadas “armas não letais”, propagandeado pelo Secretário de Justiça na mídia, não impediu que manifestantes saíssem feridos seriamente do local.

Balas de borracha, embora tenham caráter intimidatório, tornam-se letais quando miram a cabeça ou podem furar um olho, por exemplo. Da mesma forma, as bombas chamadas de “efeito moral”, não devem ser lançadas no meio da multidão, mas só quando for necessário chamar a atenção para o “efeito moral”, que se quer. Bombas explodindo no rosto de pessoas causam lesões graves e também podem matar.

Os movimentos sociais capixabas esperam que a conduta de repressão da Polícia Militar no estado seja substituída por uma política de prevenção e de garantias de direitos a todos os cidadãos e cidadãs do estado.