ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > ENCERRAMENTO E BALANÇO DO CICLO DE FORMAÇÃO DE BASE DA CUT RIO DE JANEIRO

Encerramento e balanço do ciclo de formação de base da CUT Rio de Janeiro

20/08/2015

A Escola Sindical 7 de Outubro contribuiu com a formação de 15 dirigentes formadores da CUT Rio de Janeiro

Escrito por: Escola Sindical 7 de Outubro, a partir de informações disponibilizadas no site da CUT-RJ

O 4º módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), realizado entre os dias 07 e 08 de agosto, no Rio de Janeiro, encerrou as atividades do Plano Estadual de Formação de Dirigentes e Militantes Sindicais da CUT-RJ, gestão 2012-2015, segundo as informações disponibilizadas pelo site da Central.

O módulo tratou de três eixos temáticos, quais sejam: 1) Capitalismo, Sofrimento no Trabalho, Precarização, Violência e Saúde do Trabalho, exposto pelo professor Fernando Gastal, do Instituo de Psicologia da UFRJ; 2) Comunicação e disputa de hegemonia, ministrado de Jean Oliveira, jornalista da assessoria de comunicação da CUT-RJ; e 3) metodologia e o exercício de análise de conjuntura política, social e econômica, coordenado por Helder Molina, assessor de formação da CUT-RJ.

No balanço de gestão do Plano Estadual de Formação, a CUT-RJ apresenta a realização de cinco turmas descentralizadas do Curso de ORSB no estado (regiões Serrana, Norte Noroeste, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e Rio com duas turmas) com a participação total de 127 dirigentes e militantes sindicais, e a contribuição da Escola Sindical 7 de Outubro para a formação de 15 dirigentes formadores pelo Programa de Formação de Formadores da CUT.

A secretária estadual de formação, Maria do Céu Carvalho, sempre teve uma participação ativa nos fóruns da Política de Formação da CUT, nos âmbitos nacional e regional (Escola 7), e contribuiu para o fortalecimento do Coletivo Estadual de Formação e do Núcleo de Formadores da CUT-RJ.

Curso de ORSB-Rio