ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > ESCOLA 7 PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE DELEGADOS SINDICAIS DE BASE DO SINTTEL-MG

Escola 7 participa da formação de delegados sindicais de base do Sinttel-MG

23/10/2015

Participaram cerca de 10 delegados sindicais da Almaviva e dirigentes sindicais do Sinttel na Escola Sindical 7 de Outubro

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (SINTTEL) realizou no dia de hoje (23) um curso de formação para os seus delegados sindicais de base na empresa Almaviva. A Escola 7 contribuiu com a reflexão dos desafios da ação sindical no local de trabalho e na conjuntura atual.

Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola 7, fez uma breve saudação aos participantes da formação, falando da importância do trabalho formativo para enfrentar os desafios da precarização das relações do trabalho. A Escola Sindical mantém viva a memória dos metalúrgicos que lutaram por melhores condições de trabalho e foram massacrados em 7 de Outubro de 1963 pela ação policial, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Ipatinga, disse Adilson.

Fernando Cançado, coordenador geral do Sinttel, falou da história de lutas do Sindicato e sua participação na construção do sindicalismo CUTista no estado de Minas Gerais. Segundo Cançado, que também é coordenador administrativo da Escola 7, a reestruturação produtiva e as privatizações nas telecomunicações provocaram um forte refluxo na organização sindical deste ramo produtivo e precarizaram as relações de trabalho.

Emanoel Sobrinho, educador da Escola 7, aprofundou o debate sobre conjuntura e os efeitos da crise do capital para o mundo do trabalho. Nesta reflexão, a crise coloca em relevo a ofensiva dos patrões contra os trabalhadores e seus direitos sociais, visando aumentar a lucratividade do capital e a concentração de riqueza.

Para o educador, a ação sindical de base é fundamental para defender os interesses da categoria e deve estar articulada às lutas gerais da classe trabalhadora contra agenda neoliberal, que preconiza a redução do papel do Estado na garantia dos direitos trabalhistas e na promoção dos direitos sociais. Emanoel também abordou o tema sindicato e os princípios do sindicalismo da Central Única dos Trabalhadores - CUT, refletindo sobre os desafios no enfrentamento à exploração capitalista no local de trabalho.

Thiago Ribeiro, secretário geral do Sinttel, abordou o tema da organização e estrutura do Sindicato, a fim de que os/as delegados/as sindicais possam compreender o funcionamento das instâncias da entidade sindical, enquanto instrumento de luta dos/as trabalhadores/as.

Para Maria Nazare Chagas, dirigente do Sinttel, a atividade de formação foi uma excelente oportunidade de refletir sobre a importância e o papel dos/as delegados sindicais de base no fortalecimento da organização sindical no local de trabalho, com base nos princípios de liberdade e autonomia sindical da CUT.

A atividade também contou com a participação de Sabrina Ribeiro, dirigente do Sinttel e secretária de juventude da CUT Minas Gerais.