ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MÍDIA DIGITAL COMO ESPAÇO DE LUTAS E REFLEXÕES

Mídia digital como espaço de lutas e reflexões

17/08/2015

Escola 7 reativa seu website como instrumento da Rede de Formação da CUT

Escrito por: Antônio Carlos Hilário, coordenador geral da Escola 7

As mídias digitais têm se consolidado como uma importante trincheira da disputa política contemporânea. Com dinamismo, fluidez e interatividade, a propaganda ideológica ganhou novos contornos nas mídias digitais, conquistando mentes e corações, sem perder suas bases concretas nas lutas de classe que ocorrem no mundo real.

Em contrapartida, não se duvida da existência de lutas que ainda não encontram espaço nem na mídia convencional nem na digital para sua visibilidade e repercussão. Aquelas quase imperceptíveis, mas que estão enraizadas no cotidiano da experiência de classe vivida pelos trabalhadores para resistirem o autoritarismo das elites e seus mecanismos de dominação.

A Escola Sindical 7 de Outubro está reativando seu site, integrado ao Portal da CUT, em sintonia com essas duas percepções dialógicas da realidade contemporânea. Compreendendo que a mídia digital é importante instrumento da disputa político-ideológica na sociedade, de um lado. E que muitas práticas e reflexões sobre as lutas da classe trabalhadora não são ditas nem repercutidas na mídia em geral, do outro.

A nossa intenção é dar visibilidade às iniciativas (passadas, presentes e futuras!) da Rede de Formação da CUT nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e, sobretudo, aquelas desenvolvidas pela Escola Sindical 7 de Outubro. Afinal de contas, não se pode pensar ou fazer rede sem processos dinâmicos e interativos de comunicação.

No entanto, não limitaremos o alcance das reflexões do website para a área de abrangência da Escola 7. Como parte integrante e ativa da Rede Nacional de Formação da CUT, nossa mídia digital se solidariza com todos/as os/as trabalhadores/as brasileiros/as e movimentos da classe no mundo, seguindo a máxima marxista: a união dos trabalhadores do mundo!

Nesta perspectiva, o site da Escola 7 estará aberto também para as reflexões políticas, pedagógicas, culturais e sociais relativas aos mundos do trabalho, como forma de estimular a problematização da conjuntura atual e seus impactos na formação ideológica e ação coletiva da classe trabalhadora.

Fica, aqui, o convite para as entidade sindicais CUTistas e seus dirigentes e militantes formadores no sentido de potencializar a mídia digital da Escola Sindical 7 de Outubro como espaço de lutas e reflexões.