ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA SINDICAL 7 DE OUTUBRO CERTIFICA FORMADORES MILITANTES DA CUT

Escola Sindical 7 de Outubro certifica formadores militantes da CUT

07/07/2017

25 dirigentes sindicais formadores foram certificados pela Escola Sindical 7 de Outubro durante o encerramento do 4º módulo do Curso de Formação de Formadores (FF) da CUT

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro

A cerimônia de certificação dos participantes do Curso de Formação de Formadores (FF) da CUT aconteceu na manhã de ontem, 6 de julho, na Escola Sindical 7 de Outubro. 25 dirigentes sindicais dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando os Ramos: Assin-ES, AFERJ e Sinter-MG/FASER, SindUTE-MG/CNTE, Metalúrgicos BH-Contagem e Juiz de Fora/CNM, Secua/CONTRACS, Sindimarmore-ES/CONTICOM, Sindibel/CONFETAM, SINTRAF-Simonésia/FETRAF, Sindsep-MG/CONDSEF e SindSaúde-MG/CNTSS, foram certificados pela participação nos quatro módulos do Curso.

A solenidade foi conduzida por Adilson Pereira dos Santos, dirigente metalúrgico e coordenador geral da Escola 7, e contou com a participação na mesa de Adolfo Brás Sunderhus, coordenador executivo da FASER – Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil; Alexandra Fernandes do Amaral, secretária de formação da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais; e Gilmar de Souza Pinto, dirigente urbanitário e secretário de formação da CUT Minas Gerais.

Para Adilson dos Santos, a conjuntura de enfrentamento contra o golpe à democracia e aos direitos dos trabalhadores exige um permanente trabalho de base junto aos trabalhadores, desde os locais de trabalho. Formar militantes formadores atende a este desafio para fortalecer a estratégia de organização, mobilização e lutas da classe trabalhadora na conjuntura atual.

Adolfo Sunderhus avalia que foi importante a FASER ter indicado representantes dos seus sindicatos e associações para participar do FF da Escola 7. Segundo Adolfo, a FASER tem interesse de aprofundar a parceira com a Escola para ampliar o processo de formação sindical dos trabalhadores representados pela Federação.

Para Alexandra do Amaral, a formação sindical é um instrumento importante para o empoderamento da classe trabalhadora. Paulo Freire nos ensinou que “a educação não muda o mundo; ela muda as pessoas; as pessoas transformam o mundo”, disse. Portanto, sejamos a transformação que queremos para o mundo, enfatizou Alexandra.

Gilmar de Souza destacou a importância da formação sindical CUTista para a valorização dos saberes da classe trabalhadora. Ele acredita que é fundamental a troca de experiências proprocionada pelo curso para a construção de saberes vinculados à perspectiva de transformação social, a partir da ótica dos trabalhadores.

Lucimar Martins, dirigente da FETRAF-Minas e secretária de Mulheres da CUT-MG, foi uma das oradoras da turma de FF, juntamente com Leci Rodrigues, dirigente metalúrgico de BH/ Contagem. Para ela, a metodologia do curso permitiu uma intensa troca de experiências entre as realidades do campo e da cidade, algo inédito nas formações sindicais realizadas pela Central. Perceber que o campo é considerado na formação sindical é extremamente importante para fortalecer a solidariedade de classe, destacou. Ela também parabenizou a coordenação e equipe da Escola Sindical 7 de Outubro pelo acolhimento carinhoso durante as etapas do curso.

Os cursistas assumiram o compromisso de dar continuidade na estratégia do Programa de Formação de Formadores, participando do curso de Formação de Formadores Continuada, bem como se integrando à Rede de Formação da CUT nos seus estados, através dos coletivos de formação e núcleo de formadores.

Durante o almoço de ontem (06), Lucimar reforçou seu agradecimento à equipe de funcionários da Escola 7, com destaque para as trabalhadoras da limpeza e cozinha, pelo tratamento atencioso e respeitoso com todos os participantes do curso. "Se a cozinha não funciona, a formação não acontece", em homenagem às funcionárias que se dedicam à preparação e organização das refeições.