ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ENCONTRO SUDESTE DA CUT REUNIU MAIS DE 45 JOVENS TRABALHADORES

Encontro Sudeste da CUT reuniu mais de 45 jovens trabalhadores

14/12/2018

O Encontro aconteceu na Escola Sindical 7 de Outubro e contribuiu para fortalecer o protagonismo juvenil no movimento sindical cutista

Aconteceu  o Encontro Regional Sudeste da Juventude CUTista, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro, em Belo Horizonte/MG. Mais de 45 jovens dirigentes de entidades sindicais filiadas à CUT dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participaram desta inicitiva, a partir do “Projeto educação sindical e organização de jovens trabalhadoras e trabalhadores brasileiros”, CUT-Brasil/ DGB (central sindical alemã).

Metalúrgicos, economistas, petroleiras, profissionais da educação e da saúde,  comerciários, servidoras federais, químicos, portuários, trabalhadoras das telecomunicações e dos correios, servidores municipais, bancárias, agricultores familiares estiveram representados e representadas nos debates, trocas de experiências e vivências pedagógicas durante o Encontro Regional, que integrou as Escolas Sindicais São Paulo e 7 de Outubro, orgânicas à CUT.

Para Cristiana Paiva, agricultora familiar e secretária nacional de juventude da CUT, o encontro é uma oportunidade de fortalecer a política de juventude no movimento sindical, a partir das necessidades que os jovens trabalhadores possuem de organização e luta por seus direitos. Ela também parabenizou o empenho das secretarias estaduais de juventude para organizar a delegação de cada estado do sudeste brasileiro, reconhecendo também o papel relevante das Escolas Sindicais da CUT na estratégia formativa do Projeto.

A análise de conjuntura foi realizada por Jairo Nogueira, secretário-geral da CUT Minas Gerais, e foi coordenada por Annyele Nascimento, professora e secretária adjunta de cultura da CUT-Brasil, e Cibele Vieira, petroleira e secretária de juventude da CUT São Paulo, na manhã do dia 10 de dezembro.

Já na parte da tarde, quatro rodas de conversas foram montadas para debater a condição juvenil na sociedade, priorizando as temáticas de gênero, negritude, LGBTQI e cultura ciborgue. E, à noite, o auditório da Escola Sindical 7 de Outubro se transformou numa sala de cinema para exibir o documentário das jornadas de junho de 2013, do cineasta Carlos Pronto.

Enquanto que no dia 11, o Encontro se dividiu em dois momentos. Na manhã, um painel de intercâmbio sobre a realidade da juventude nos macrossetores do serviço público, comércio/serviços, indústria e rural. E, na parte da tarde, os jovens visitaram o Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (CRJ), uma política pública construída pela resistência juvenil e que oferece espaço de cultura, lazer, entretenimento e formação profissional para as juventudes da capital mineira, com a orientação de Sartre, coordenador da programação do CRJ.

No último dia, 12 de dezembro, as delegações de cada estado montaram os planos de trabalho para fortalecer a formação e organização da juventude trabalhadora nos sindicatos e nas CUTs Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Cristiane Patinho, trabalhadora em telecomunicações e secretária de juventude da CUT Rio de Janeiro, avaliou positivamente o encontro pelos resultados alcançados e agradeceu a acolhida mineira. Para Priscila Costa, a troca de experiências ajudou na construção de propostas de protagonismo da juventude nos sindicatos e na CUT.

Os anfitriões Adilson Pereira dos Santos, metalúrgico e coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro, e Sabrina Ribeiro, trabalhadora em telecomunicações secretária de juventude da CUT Minas Gerais, agradeceram a participação de todos e todas e afirmaram que a Escola Sindical é a casa da classe trabalhadora.