ESCOLA 7 DE OUTUBRO > LISTAR NOTÍCIAS > MANIFESTO: BRASIL DE FATO E O 'CENSOR' AÉCIO NEVES

MANIFESTO: BRASIL DE FATO E O 'CENSOR' AÉCIO NEVES

19/01/2016

Movimentos sociais manifestam solidariedade ao jornal Brasil de Fato contra o processo movido por Aécio Neves, que está sendo investigado pelo MPF por suposto desvio de verbas do SUS em Minas Gerais

Escrito por: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e movimentos sociais

O jornal Brasil de Fato é a mais nova vítima da sanha censora e autoritária de Aécio Neves. Por conta de reportagem publicada em julho de 2015, o candidato presidencial derrotado nas urnas em 2014, presidente do PSDB e senador da República moveu processo por danos morais contra o veículo.

Fama de 'censor' de Aécio Neves repercute nas redes. A matéria em questão repercutiu ação do Ministério Público Federal que investiga um suposto desvio de R$ 14 bilhões da saúde pública mineira. Segundo o MPF, a verba destinada ao SUS foi endereçada a outros fins, como à Companhia de Saneamento de Minas (Copasa) e a fundos de aposentadorias, pensões e institutos de clientela fechada.

Ainda segundo a reportagem, há anos em que o valor investido na saúde não chegou à metade do obrigatório. A matéria produzida pelo próprio MPF argumenta que “de acordo com a ação, o governo estadual, por 10 anos, entre 2003 e 2012, descumpriu sistematicamente preceitos legais e constitucionais, ‘em total e absurda indiferença ao Estado de Direito’, efetuando manobras contábeis para aparentar o cumprimento da Emenda Constitucional 29”.

A ação judicial de Aécio Neves contra o Brasil de Fato - expediente utilizado com frequência pelo tucano para calar comunicadores e veículos que não o agradam - não só é um ataque frontal à liberdade de expressão, ao intimidar a imprensa, como também desafia a autoridade do próprio MPF. Acostumado com a blindagem de grandes empresas de mídia, Aécio Neves parece não aceitar ser contrariado ou questionado. Nem mesmo pelo Ministério Público!

Por meio deste manifesto, os signatários listados abaixo expressam solidariedade ao Brasil de Fato e repudiam a truculência de Aécio Neves, que mais uma vez persegue jornalistas e veículos da mídia alternativa.

*Para assinar, envie e-mail com nome, entidade e/ou ocupação para [email protected]

Subscrevem-se:

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Comissão Nacional Blogueiros e Ativistas Digitais

ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil

CTB – Central Brasileira dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

CUT – Central Única dos Trabalhadores

CUT Minas

FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

FNDC MG

Entre outras entidades e militantes